Monday, June 18, 2007

País da treta...(Isto é de loucos...)

Ainda eu pensava que o país andava mal...não, não anda mal, nem sequer anda!!! O país está na merda! (voltar a ler,mas desta vez com sotaque brasileiro. Fica giro...)
Já aqui tinha dito há uns tempos, que ando com uns projectos novos, aos quais já dei início. Como "vou" formar uma empresa e como sou jovem, resolvi investigar que apoios teria, já que ouço tantas vezes falar dos ditos apoios... micro créditos, apoio a jovens empresários, blá blá blá... Pois bem, a conclusão a que cheguei (já a sabia, mas não queria acreditar muito) é que quem JÁ tem dinheiro, consegue avançar sem problemas os projectos e daí fazer render o que tem... quem não tem dinheiro, tem uma valente dor de cabeça pela frente para conseguir avançar com o projecto. E o dinheiro em vez de aumentar, vai diminuindo... Mas vou avançar!!
Na semana passada, informei-me num dos muitos bancos que há por aí, acerca do micro crédito, já que tinham sido eles os "principais" impulsionadores do dito cujo. No banco disseram-me que não era com eles, mas sim com um departamento próprio, para o qual fiz uma espécie de marcação. Passados 2 dias telefonam-me (hmmm, isto até está a correr bem, pensei eu) Bem, mas a conversa foi curta...
- O "projecto" é para ser levado a cabo em Castelo Branco. Disse eu.
- Ah... Então lamento, é que nós ainda só "funcionamos" em Lisboa, Porto, Braga... nas grandes zonas urbanas, sabe?!
Ora Fod.-.. Então como é que o interior se pode desenvolver se não "dão" (ninguém dá nada a ninguém) apoios em Castelo Branco, por exemplo - Capital de Distrito (Não é uma grande zona urbana? 208 mil habitantes, em 2001, agora deve ter bem mais, não é muito?)

Isto foi apenas um dos exemplos do que vos pode "aparecer" se quiserem criar algo...
Uma outra coisa engraçada, aconteceu hoje. Num centro de emprego, para o qual tínhamos ligado a perguntar como funcionava o apoio a jovens que queriam criar o seu próprio emprego, em que nos foi dito para simplesmente aparecer, (hoje) pelas 10h30, para uma sessão de esclarecimento. Assim fizemos...
Assim que entramos para a dita sessão (com meia hora de atraso, por parte da esclarecedora), esta pede para colocarmos os B.I's em cima da mesa.
- E como sabem esta é uma sessão apenas para desempregados... (diz ela)
- OOOO QUÊ???????
- Ou para estiver na "iminência" de ser desempregado. (conclui...)
- AH!! ENTÃO NÓS ESTAMOS, o nosso contrato acaba dia 31 de Agosto. E sabemos que não é renovado...
- Ah, mas então não podem estar aqui (diz a ... esclarecedora) é que isso não é estar na "iminência" de estar desempregado, só o é se a vossa firma ou empresa estiver à beira da falência, ou com algum processo em tribunal...
- OOOO QUÊÊÊ???? (dissemos nós outra vez) Então nós sabemos que seremos desempregados daqui a uns meses e nem sequer podemos vir a esta sessão de esclarecimento, para sabermos como funciona o programa de apoio. Assim, vamos preparando as coisas. E quando ficarmos desempregados damos início ao processo de apoio!
- Não, isto não funciona assim, não podem, blá blá blá... (diz a ...essa mesmo)
Como há coisas absurdas!! Não poder estar numa sessão de esclarecimento apenas porque não somos desempregados?!?!?! É de loucos!
Até parecem que querem que as pessoas fiquem mesmo desempregadas e por muito tempo! Sim, porque ainda nos disse, que, imaginemos que ficamos desempregados na sexta feira dia 31 (exemplo), na segunda inscrevemo-nos no centro de emprego, e nesse mesmo dia, há uma dessas sessões de esclarecimento (que pelos vistos há todas as 2ªs feiras) ainda não podemos ir nesse dia! Nem na semana seguinte, nem na outra seguinte e (ora bem...uma, duas, três semanas...pois) e nem na outra a seguir, pois ainda temos de esperar que o nosso processo dê entrada na segurança social!!! Que costuma demorar um mês!
Então mas afinal, andamos todos tolinhos e queremos é que o país morra de vez??
Só me apetece dizer: Put@ qu€ p@r!# essas entidades todas!!! E desculpem-me se há excepções que tenham levado a mal.

(De certeza que eles querem aumentar ainda mais isto)

11 comments:

Paulo said...

O inicio deste post fez-me lembrar o Jel no Vai Tudo Abaixo (não sei se vês). Realmente isto é UM PAÍS DE MERDA!!! (ler com o sotaque brasileiro do Jel)

Célia said...

É incrível, Phantom. Nós assim não vamos a lado nenhum. Isto está tão mau que não sei onde vamos parar...

Rute said...

Pois é vamos de mal a pior, e ajudas aos jovens estão cada vez mais escassas, como é que o país há-de andar para a frente não é :S

Bjokas

Daniel Santos said...

Olá paulo. Não, não vejo. Mas estou a imaginar :o)

Olá canochinha, pois é, para irmos a algum lado é preciso mesmo muita persistência e paciência.

Oi Rute, ajudas aos jovens até agora ainda só vi em teoria...Vou continuar a procurar (quando encontrar, daqui a muitos anos, vão dizer que já não possuo as condições necessárias...já estou velho!)

Padeiro de Serviço said...

Essa de não darem crédito para começar um negócio fora de Lisboa, Porto e Braga é ridícula! Mas sinceramente não me surpreende!! É mais um contributo para a desertificação do interior do país!!

Daniel Santos said...

Padeiro, também acho completamente ridícula. Mas também já nada me surpreende :S

Release me said...

Bem, tens toda a razão em estar indignado, e revoltado... que tristeza!!! É mau demais para acreditar! Dá-me um nó no estômago ao ler estas coisas sabes... Assim é difícil acreditar que alguma vez seremos um país como deve de ser...

Miss Alcor said...

Inacreditável Phantom!
Nem parece verdade!
Realmente, país de um raio! É mesmo como tu dizes, quem tem dinheiro, está claramente safo, ao passo que quem não tem, que se lixe!

Força aí! Tenho a certeza que vais conseguir!

Daniel Santos said...

Olá Bia. Duvido muito que voltemos a ser um país como deve ser...as coisas já estão demasiadamente fora de controle...É pena. Mas cabe-nos a nós, pessoas justas e civilizadas melhorá-lo.
De grão em grão de areia se faz uma bela praia! Por isso, se cada pessoa ajudar um pouco isto também pode melhorar.(digo eu...)

Daniel Santos said...

Olá Miss. Obrigado pelo incentivo :o) Sim, eu vou continuar. Tenho confiança no meu projecto, por isso é para ir para frente, haja ou não apoios.

Paulete said...

Posso dizer por experiência própria, sempre o afirmei, que à parte do país estar mal e tal, o IEFP é o PIOR organismos possível para combater o desemprego. Os exemplos que dás são flagrantes, e digo-te mais. Os centros de emprego, até há bem pouco tempo, não estavam interligados, ou seja, eu trabalho em Lisboa, moro em Queluz, inscrevo-me no centro da Amadora. O que acontece? Todas as propostas de emprego que surjam, só sou avisada das que aparecerem na Amadora. Ora é certo que essa zona terá sempre menos oferta que Lisboa, correcto? E as localidades do interior que tenham ofertas e que nunca saem dali mesmo, da sua terra? E as pessoas que lá trabalham que às vezes sabem menos que eu no que se refere a estágios, formações, etc.?

Enfim, tenho ódio de morte ao IEFP:p