Saturday, June 9, 2007

De mal a pior...

Ontem, mais uma vez foi notável a má situação em que as escolas se encontram, e digo "escolas" porque por onde tenho passado acontece um pouco de tudo isto.
Na terça-feira passada, algum cano de água das instalações do pavilhão desportivo da escola "estoirou", era água por todo o lado...
Na quarta e quinta feira, como não estive na escola, não sei como resolveram a situação. Mas num caso destes, deveria ser resolvida prontamente, pensei eu. Enganei-me!
Não que a água ainda estivesse por ali a correr, mas pelo contrário, para não correr tiveram de fechar a torneira de segurança e então, simplesmente não havia água nas instalações desportivas da escola. Mas que bem...
"Professor, tenho sede! Mas não há água! "
"Professor, não há água nos balneários..."
Eu a pensar: "hmmm, já fazia um xixizinho...lá vou ter de ir aos blocos de aula..." Já bebia água...lá vou ter de ir à sala dos professores do bloco..."
Enfim, crianças e professores é que se tiveram de sujeitar ao mau funcionamento das entidades responsáveis. Se fosse para ir cobrar a água, era na hora! Assim, como era para resolver um problema...
Mas há mais! Em algumas escolas, o leccionamento das actividades de educação física, teriam sido interrompidas, ou pelo menos, não seriam práticas...mas não foi o caso aqui...nada que um bom balde de água para servir de autoclismo...pensaram "eles"...
Quer dizer, ando o ano todo a incentivar os alunos para que tomem banho depois das aulas, por causa da higiene e blá blá blá...e depois numa situação destas, resolve-se continuar com as aulas como se nada fosse.
Porque é que eu não me tornei antes padeiro...(com todo o respeito ao padeiro de serviço :o))

8 comments:

Cristina said...

Isto é o que se chama: "Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço". Nem quero imaginar os alunos nas aulas seguintes a de EF. Que cheirinho gostoso,aposto! Se fosse para pagar era bem diferente porque, cada vez mais, as coisas só lá vão a base do dinheiro.

No meu tempo, a escola interrompia logo as aulas. Não é normal nem nada aceitável que os alunos sejam sujeitos a esta negligência. E depois queixam-se dos protestos deles... Bem feita!

Padeiro de Serviço said...

Ainda vais a tempo caro amigo!! eheheh

Mas esse exemplo que tu deste, realmente é só uma pequena amostra do que se passa nas escolas deste país! Se soubesses o que encontro todos os anos nas escolas que visito...enfim!

Daniel Santos said...

É mesmo cristina. Depois das aulas d Educação Física o mau cheiro deve ser do pior...mesmo quando iniciam as aulas alguns alunos tresandam (eu não devia dizer isto, mas é a pura das verdades)
Sim, a escola deveria ter tomado outras medidas. Acho que o facto de ter sido no pavilhão desportivo e só ter causado transtorno aos "utilizadores" do pavilhão, não mereceu muita atenção por parte de quem tem "poder" para fazer mais alguma coisa. Ainda há muita gente que pensa o mais ridículo das aulas de Educação Física, as aulas de "ginástica" dizem muitos... É pena que ainda assim seja...

Daniel Santos said...

Caro e distinto amigo Padeiro. Olha que até já pensei nisso! A sério. Mas não seria profissão a exercer em Portugal. Quem sabe um dia mais tarde, quando já esiver cansado de dar aulas...(hmm, já estou...)

Miss Alcor said...

Malditos! Sempre a mesma coisa!
E depois querem que os miúdos tenham espírito e gostem das aulas e da escola!

Paulo said...

Pois é... não se percebe muito bem algumas decisições dos CE de algumas escolas. Querem cumprir horários e curriculos, mas esquecem-se que "depressa e bem não há quem" e quem sofre é o ENSINO :S

Daniel Santos said...

Nova informação: (ehehe) Hoje 3ª feira foi recomposta a situação da falta de água...mais um pouco e era uma semaninha sem água. Mas não havia problema...como não afectava o pessoal que se julga importante...depois os miúdos é que sofrem.

Paulete said...

Que depressão, mas os serviços também para se despacharem nestas alturas está de chuva, vejam lá se fizeram desconto pelos dias sem água? Claro sim...