Wednesday, March 14, 2007

Mais um rico dia...

O Sol faz mesmo maravilhas. Ainda mais quando há tão pouco tempo fazia frio e chovia a torto e a direito...
"Sol na medida certa faz bem a saúde
Especialista recomenda tomar de 10 a 15 minutos de sol por semana para a síntese de vitamina D.
De acordo com a coordenadora de Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Dóris Hexsel, o sol traz benefícios para a saúde, actuando na síntese de vitamina D. É simples entender como funciona esse mecanismo: a pele absorve a energia ultravioleta e converte-a em vitamina D. “Tomar pequenas quantidades, de 10 a 15 minutos de sol por semana é fundamental” – afirma.
A vitamina D tem papel importante na maioria das funções metabólicas, musculares, cardíacas e neurológicas. Sua deficiência pode, por exemplo, precipitar e aumentar a osteoporose. Alguns alimentos como salmão, cavala, óleos de alguns peixes como bacalhau, tubarão e atum têm a vitamina. Porém é necessário ingerir esses alimentos pelo menos três vezes por semana.
De acordo com a especialista, o sol traz outros benefícios como a repigmentação de certas doenças que causam descoloração da pele. “Sol é importante para a vida, para os humanos e para a fotossíntese das plantas, além de melhorar o humor. Tem ainda uma acção no tratamento da hipertensão leve, por causa da vitamina D” – explica.
Hexsel lembra que tomar sol não significa exposição excessiva. “A palavra de ordem é moderação” e recomenda: ao expor-se ao sol proteja-se usando chapéus ou bonés e t'shirt's, além do filtro solar com reaplicação a cada duas horas, ou após imersão prolongada na água da piscina ou do mar. " in - dermatonline

3 comments:

Célia said...

Lá está... Se não for em demasia não há problema. A questão é que o pessoal tem umas certas dificuldades em não ficar horas e horas ao sol:)

Paulo said...

Olha, a mim o sol fez-me mal no Domingo :( Mas foi também porque eu tenho o péssimo hábito de tomar banho e ir com o cabelo molhado para a rua :S
Enfim, totó da cabeça...

Miss Alcor said...

O sol realmente faz maravilhas! Quando está um dia de sol até parece que temos mais vida, mais energia e mais alegria!
Eu gosto muito do inverno, mas tenho de admitir que já cá fazia falta este solinho quentinho!!!