Thursday, March 15, 2007

Assinaturas...

Conhecem Salamanca? Salamanca fica relativamente perto da fronteira com Portugal, nomeadamente com Vilar Formoso.
É uma cidade simpática, a qual já visitei algumas vezes. Podemos ver alguns monumentos e locais de interesse como a "Plaza Mayor", a "casa de las conchas", a "universidad", o "convento de las dueñas", a catedral velha e a catedral nova.
Mas nesta última há algo muito engraçado que nem todos os que a visitam conhecem ou já viram. A catedral começou a ser construida em 1513 e foi finalizada em 1733, é de estilo Gótico, mas nela convivem também o barroco, o plateresco e o estilo neoclássico. E na "Porta de Ramos" da catedral, está esculpido um astronauta!! Sim, isso mesmo, um astronauta!
Lembro-me da primeira vez que vi aquilo (ainda era pequenote), bem, eram só teorias malucas de como e quem é que teria lá esculpido aquilo...
Mas a razão da sua existência, é uma das teorias que não me passou na altura pela cabeça, uma assinatura!
A inserção deste motivo deve-se à tradição dos antigos restauradores e construtores de catedrais que consistia em utilizar um motivo contemporâneo, dissimulado entre os motivos mais antigos, com o intuito de assinar as suas obras. Então, o responsável pelo restauro (em 1992) , Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.
Original heim!
(algumas informações recolhidas in - portal do astronomo)

12 comments:

Miss Alcor said...

Eheh, curioso!!!
Bastante original! Há pessoas que têm uma visão muito à frente...fogo!!!
Foi uma bela ideia este post! eheh

Célia said...

Mais um local a visitar em Espanha... Já tenho alguns!

Paulo said...

Não conheço Salamanca.
Esse pormenor do astronauta é muito engraçado. Obrigado pela informação. É uma curiosidade mais que fico a saber :)

Afonso Sade said...

:-| Não vi isso da última vez que lá andei...

Isso é mto fixe, lolol

Da próxima vez tenho de ver isso!

Bolacha Maria said...

Por acaso conheço, é bem bonito!Fui lá no Inverno, estava um frio do caraças!!!

teresa.com said...

conheco muito mal! mas agora estou curiosa em la ir outra vez ;)
Conheces Girona? tambem vale muito a pena! Alias, toda a Espanha e' bestial!

Daniel Santos said...

miss alcor e paulo, não têm de agradecer, os blogs também são isto, troca de informação. Também aprendo com vocês :o)

Daniel Santos said...

olá "boleia", obrigado pela visita. Não, nunca fui a Girona. É bonito? Quem sabe um dia destes :o)

astuto said...

Sim, é curioso e muito bonito. A igreja do Senhor da Cruz (monumento único e belo, em forma circular) que fica no centro histórico de Barcelos, tem nas pinturas as figuras todas representadas com 6 dedos! Tudo porque o artista que as fez, há cerca de 300 anos, tinha 6 dedos nas mãos e pés e resolveu fazer a obra à sua imagem.

Bom blog. Continuação de boas postagens.

Daniel Santos said...

Obrigado pela visita "astuto". Tenho de voltar a visitar Barcelos. Quando lá fui ainda era pequenote, não me lembro muito bem.

Release me said...

Por acaso acho que só conheço Salamanca de passagem, e era muito pequena quando lá fui. Tenho de me dedicar a planear uma visita a sério.

Márisa said...

Já estive uma vez em Salamanca.
Mas gostava de lá voltar.
Beijinhos