Wednesday, January 31, 2007

Vai-te embora ó soluço!


Já há muito tempo que não me acontecia. Anteontem depois de jantar, e mesmo depois de beber o último trago de água... comecei a soluçar! Soluços com um espaçamento de +/- 10 segundos. Mas o pior de tudo é que estive quase uma hora a soluçar!
Tentei alguns “truques”: deixar de respirar até começar a ficar roxo...; voltei a beber água... mas nada resultou, apenas o tempo (quase uma hora!!).
Pois, fui ver porque razão isto acontece. E então:
“O soluço é um espasmo repentino e involuntário do diafragma”
“O soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos.”
“É que, quando o alimento é ingerido muito rápido ou em demasia, pode acontecer que a pessoa absorva um pouco de ar. E é esse "pacote" alimento/ar o principal responsável pelo soluço, porque o ar tem de sair de alguma forma, e sai como soluço.”

Bem, e com isto tudo tentei encontrar novas soluções para fazer parar os soluços, quando estes voltarem a acontecer:
· “Forçar um arroto - Se o soluço for ocasionado por excesso de ar, o arroto deve resolver o problema
· Respirar num saco de papel por alguns minutos
· Efectuar gargarejos com água fria (e não gelada)
· Beber alguns goles de água fria (não gelada)
· Peça ajuda de algum familiar para lhe tampar completamente os ouvidos enquando você bebe um copo de água fria e sustem a respiração
(bem, fazer isto tudo ao mesmo tempo deve se complicado ehehe)
· Permaneça por algum tempo deitado de bruços. Esta posição faz com que a respiração se torne mais intensa forçando o diafragma a voltar a funcionar normalmente
· Suster a respiração por alguns (poucos) minutos “
(Minutos?!?!?!)
Bem, mas também encontrei algumas crenças para curar os soluços...No que as pessoas acreditam... Só visto: http://solucosdiarios.vilabol.uol.com.br/index.htm

6 comments:

@n@bel@ said...

Já não tenho soluços há muito tempo, ainda bem porque os meus soluços são ensurdecedores

Pequenina said...

Bem a mim aconteceu-me o mesmo à duas semanas... também já nem me lembrava da ultima vez.... mas a maior parte das coisas que tento fazer nunca resolvem...por isso entro em transe porque me enerva profundamente ficar com soluços!!!

PAra a proxima... venho a correr ao teu blog ler e tentar estas :P :)

Célia said...

Essa história dos soluços é sempre muito complicada, é do tipo de coisas das quais só nos lembramos que existem quando nos incomodam.
Havia aquela teoria que se nos pregassem um susto, os soluços desapareciam, mas acho que isso é mesmo só mito.
O melhor conselho que posso dar para evitar soluços é: comer devagar:))

Bolacha Maria said...

Já me aconteceu um ataque de soluçõs ao entrar numa num café , quando me preparava para fazer o pedido, foi bonito, por acaso.

Ana said...

Isso é do pior....comigo nada resulta...só mesmo dar tempo e deixar que se vão embora quando estiverem fartos de mim! lol

Padeiro de Serviço said...

Nessa página das "crendices" está lá uma que eu te ia recomendar...o chamado "penalty invertido"!! Ou seja, bebes um copo de água mas ao contrário...é díficil de explicar a técnica aqui no blog, mas depois posso explicar-te pessoalmente!! ;-)