Monday, May 7, 2007

Que rico fim de semana...

Um final de semana em "aperto" e muito corrimento nasal, um início de fim de semana com dores de cabeça e ouvidos...resultado, um fim de semana (não digo em casa, porque passei o fim de semana em viagem: Lisboa - Fundão; Fundão - Trancoso; Trancoso - Fundão; Fundão - Lisboa...) quente, principalmente devido à febre, essa grande maluca que pelos vistos "aparece" para ajudar o nosso organismo contra algum mal...
Fui ver algumas respostas à pergunta "o que é a febre?" e encontrei na wikipédia:
A Febre ou pirexia, é uma reação orgânica de multiplas aplicações contra um mal comum, interpretada pelo meio médico como um simples sintoma, a reação descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis até 37,5 graus (Celsius) chama-se estado febríl, ao passar dessa temperatura já pode ser caracterizado como Febre e é um mecanismo adaptativo proprio dos seres vivos. A febre é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruím que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos com a vasodilatação causada pelo aquecimento. Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da boca, da axila ou do ânus utilizando um termômetro, que pode ser normal ou eletrônico.

A febre geralmente ocorre em resposta a substância pirogênicas (o mais conhecido é a interleucina 1), que são secretados pelas células como resposta inflamatória. Essas substâncias pirogênicas agem no hipotálamo (o termostato do corpo), reconfigurando-o para uma temperatura mais alta, e ao fazê-lo, evoca os mecanismos de aumento de temperatura do corpo, fazendo-o aumentar a temperatura a níveis acima do normal.

O corpo tem várias técnicas para aumentar a temperatura:

  • tremores, que envolvem movimentos físicos e que produzem calor
  • vasoconstrição, ou seja, a diminuição do fluxo sanguíneo da pele, reduzindo a quantidade de calor perdido pelo corpo.

A temperatura do corpo é mantida nesses níveis até que os efeitos dos pirógenos cessem.

A febre pode ser classificada como de baixa intensidade (38 a 39ºC), moderada (39 a 40º) ou alta (mais de 40ºC), dependendo de quanto a temperatura corpórea subiu.

A febre pode ser benéfica, e é parte da resposta do corpo a uma doença; no entanto, se a febre for acima de 42ºC, então pode causar danos significativos aos neurônios, com risco de afetar a meninge e essa fase é chamada de hipertermia maligna.

A temperatura normalmente flutua ao longo do dia, e o mesmo se aplica à febre. Se esse padrão característico estiver ausente, a temperatura aumentada do corpo pode ser por causa de insolação, uma disfunção mais séria. A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol e desidratação...

Embora a febre seja uma resposta imunologica propria do organismos contra algum mal, a medicina moderna chegou a desenvolver algumas drogas chamadas de antipiréticos que podem reduzir a febre a niveis tolerados. Os antipiréticos mais comuns são o paracetamol e a dipirona.

O nosso corpo é mesmo masoquista...criou uma defesa que provoca tanto mau estar.

4 comments:

Célia said...

Espero que já estejas melhor, Phantom! Beijos***

Daniel Santos said...

Olá Canochinha. Sim ,já estou melhor. A febre já passou e já me sinto melhor. Obrigado. Bjs :o)

Ana said...

As melhoras!
beijinhos

Release me said...

bem, grande descrição!! Também tive doente há pouco tempo... que seca que foi! Espero que já estejas bem!
bjos!