Ontem foi "Dia Nacional das provas de aflição"...peço desculpa, "Aferição", assim é que é.
Há mesma hora, em todo o nosso pequenino Portugal, todas as escolas com 4º e 6º anos realizaram a prova. Na Quinta-feira, voltará a ser o Dia Nacional das provas de aflição (ai que treta, enganei-me outra vez - Aferição!), mas desta vez, de Matemática, já que ontem foram de Língua Portuguesa.
As provas, visam avaliar o modo como os objectivos e as competências essenciais de cada ciclo estão a ser alcançados pelo sistema de ensino. A informação que os resultados destas provas fornecem mostra-se relevante para todos os intervenientes no sistema educativo, alunos, pais, encarregados de educação, professores, administração e para os cidadãos em geral. Estes resultados permitem uma monitorização da eficácia do sistema de ensino, devendo ser objecto de uma reflexão ao nível de escola que contribua para alterar práticas em sala de aula, que assim podem e devem ser ajustadas de modo sustentado. - In Gave
Não sou contra...mas também não posso dizer que sou a favor... Penso que sobretudo estas provas servem para mostrar à administração, e cidadãos em geral, como anda a Matemática e o Português nestes níveis de ensino (que a meu ver, é uma altura fulcral para um futuro sucesso ou insucesso). Porque para os professores e Encarregados de Educação, tudo o que se realiza ao longo do ano é suficiente para uma boa avaliação do aluno. Mas acredito que muitos pais vão ligar mais ao que foi feito (sendo negativo ou positivo) nesta prova(atenção, há excepções!). Se foi positiva, dirão que no final do ano devem passar; se foi negativo, dirão..."teve azar!"
Há mesma hora, em todo o nosso pequenino Portugal, todas as escolas com 4º e 6º anos realizaram a prova. Na Quinta-feira, voltará a ser o Dia Nacional das provas de aflição (ai que treta, enganei-me outra vez - Aferição!), mas desta vez, de Matemática, já que ontem foram de Língua Portuguesa.
As provas, visam avaliar o modo como os objectivos e as competências essenciais de cada ciclo estão a ser alcançados pelo sistema de ensino. A informação que os resultados destas provas fornecem mostra-se relevante para todos os intervenientes no sistema educativo, alunos, pais, encarregados de educação, professores, administração e para os cidadãos em geral. Estes resultados permitem uma monitorização da eficácia do sistema de ensino, devendo ser objecto de uma reflexão ao nível de escola que contribua para alterar práticas em sala de aula, que assim podem e devem ser ajustadas de modo sustentado. - In Gave
Não sou contra...mas também não posso dizer que sou a favor... Penso que sobretudo estas provas servem para mostrar à administração, e cidadãos em geral, como anda a Matemática e o Português nestes níveis de ensino (que a meu ver, é uma altura fulcral para um futuro sucesso ou insucesso). Porque para os professores e Encarregados de Educação, tudo o que se realiza ao longo do ano é suficiente para uma boa avaliação do aluno. Mas acredito que muitos pais vão ligar mais ao que foi feito (sendo negativo ou positivo) nesta prova(atenção, há excepções!). Se foi positiva, dirão que no final do ano devem passar; se foi negativo, dirão..."teve azar!"
2 comments:
não acho que seja a melhor maneira de tirar qualquer conclusão que seja, mas vá-se lá entender o Ministério da Educação!
Ora aí está...vá-se lá entender...:o)
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