Sunday, April 29, 2007

Dérbis...

Este fim de semana foi "dedicado" aos dérbis, o da Cidade Invicta: Boavista Vs Porto e o da Capital: Benfica Vs Sporting.
Haver um Derbi, significa que duas equipas da mesma cidade se defrontam. Mas afinal quando e como é que os dérbis começaram?

"Anoção de dérbi é medieval e inglesa ("derby"). Segundo a maioria dos etnólogos do futebol, nasceu em Ashbourne, no Derbyshire, quando as duas margens da cidade dividida pelo rio Henmore disputavam, na Terça-Feira Gorda e na Quarta-Feira de Cinzas, um jogo de bola que envolvia toda a população no ataque às balizas contrárias, situadas nos limites opostos da povoação e separadas por quase cinco quilómetros! Ainda hoje, decorridos mais de cinco séculos sobre os primeiros registos do que terá sido o berço do futebol, Ashbourne mantém a tradição." in - Jornal de noticias.


O nome é "Ashbourne Shrovetide Football" e o objectivo do jogo é "acertar" com a bola no Goal Post (espécie de baliza) do adversário.
(Surston Mill Goal Post)
Uma dos"goal post's", fica em Sturston Mill e o outro em Clifton Mill e estes estão separados mais ou menos em 5 Kilometros! (este pessoal é louco).

(Clifton Mill Goal Post)

3 comments:

Afonso Sade said...

Se o futebol fosse assim eu se calhar até curtia! ;)

5 kms pelo meio da população... com as balizas do outro lado do rio! Isto sim são desafios!

;)

Miss Alcor said...

Que lindo! As origens das coisas, têm muuuiiita piada!
(Gosto da nova apresentação do blog! Boa ideia! ;))

Ana said...

Nem me fales em derbys :p
Ai os meus rapazes do Dragão...que murcões!!!! (há termos mais tripeiro??? hehehe)