Sunday, January 7, 2007

Adubo no Sahara?

O que têm em comum a Floresta Amazónica, com toda a sua imagem de vida e biodiversidade, e o deserto do Sahara, talvez o mais bem acabado retrato terrestre de uma região inóspita e da ausência de vida?
Analisando dados do satélite MODIS, da NASA, os cientistas descobriram que o deserto do Sahara é a maior fonte de uma espécie de "adubo" que mantém a Amazónia viva. A areia de uma região específica do Sahara, chamada Depressão Bodélé, localizada no Chade, é a grande responsável pelo resuprimento dos nutrientes e minerais no solo de toda a região da floresta amazónica.
"A Bodélé é conhecida como a maior fonte de poeira do mundo, mas até agora ninguém tinha uma idéia de quanta poeira ela emitia e que porção chegava até a Amazónia. Utilizando dados de satélite, nós calculamos que ela fornece uma média de 700 mil toneladas de poeira a cada dia (...). Ela é mais activa durante o inverno e a primavera, ao contrário da maioria das outras áreas do Sahara que emitem poeira. Isto deve-se à alteração sazonal nos ventos superficiais do Sahara," explica o Dr. Ilan Koren.
A Depressão Bodélé tem apenas 0,5% da área da Amazónia, mas contribui anualmente com cerca de metade da poeira necessária para reabastecer o solo da floresta com nutrientes. Os nutrientes chegam até o solo principalmente pela acção das chuvas, que dissolvem a poeira trazida pelo vento e liberam os minerais que serão assimilados pelas plantas da floresta.
in - Inovação Tecnologica
Quem diria heim :-)

3 comments:

Célia said...

Obrigado pelo link do meu blog:)
Boa sorte para esta nova aventura.

Daniel Santos said...

Obrigado eu por visitares o padeirices e este meu. No fundo, este é um: blog pra ti também :-)

@n@bel@ said...

Obrigado por teres visistado o meu blog. E quando precisar de adubo para as minhas couves já sei onde vou buscar :D