Monday, December 7, 2009

New record!

Este ano fiquei colocado na Sertã. Relativamente perto de casa (tendo em conta outros ano). Mesmo assim ainda tenho que percorrer 53km por cada viagem: ida + volta. No final do mês é uma "roubo" na conta bancária só de gasóleo. Já para não falar de outros gastos do veículo.
Assim e como não costumo ter grandes pressas em ir e vir do trabalho, resolvi, nesses dias mais calmos, tentar obter o menor gasto de combustível aos 100km.
Para quem não sabe, de Castelo Branco até à Sertã a estrada não é muito famosa, muitas curvas e muitas subidas e descidas (já que atravessa muitas serras).
Normalmente o meu seat ibiza 1.4 tdi gasta nessas viagens 4.7 L/100km, às vezes 5L/100km e quando vou ligeiramente atrasado, gasto mais :oS. A viagem costuma ser de mais ou menos 40 minutos.
Bem, já tinha conseguido por duas vezes obter 4.2L/100km que a meu ver era muito bom. Mas na passada sexta feira consegui, com muito esforço ehehe, obter 4.1L/100km, é um novo recorde!! Duvido que consiga fazer melhor. É difícil obter uma viagem dita "muito boa". Apanham-se sempre camiões pelo caminho, semáforos que alguém que vem atrás resolve activar para vermelho, enfim, muitos percalços que não ajudam a uma condução constante.
Com isto aproveito para melhorar, na medida do possível o meio ambiente. Bom bom era ir de bike, mas 106km por dia era capaz de ser um pouquito...
Fiquem bem e toca a poupar combustível.

3 comments:

Lídia Amorim said...

eheheh andas mesmo a controlar o esquema! eheheh o meu recorde é os 3.5L aos 100 tenho um cliozinho 1.5 dci e aquilo até aos 90 gasta isso, mas por vezes é dificil... é o meu pé que não se contém! ihih

beijokas e continua na poupança! :D

Daniel Santos said...

Ena, isso é um gasto muito bom. Muito bem, estima bem a máquina :o)

Mary said...

Eu andei 1 ano e tal a trabalhar a 70km de casa, o que fazia com que perdesse perto de 2 horas por dia apenas em viagens. Para mim, não saiu muito caro porque nós éramos 5 e dividíamos as despesas, deixando-as muito em conta. Mas o cansaço físico, este ninguém mos pagava. Felizmente, a empresa abriu um escritório onde moro e hoje trabalho a 5 minutos de casa, indo a pé.

Bom ano de trabalho e pensa positivo: há pessoas que nem longe podem trabalhar.