Tuesday, February 3, 2009

Futebol nacional...

Antes de mais quero realçar que gosto de ver e jogar futebol. Prefiro ser tacticista a tecnicista (é assim que se escreve?).
Em Portugal temos 3 jornais diários que falam, principalmente de futebol (e principalmente dos "3 grandes"), temos vários programas televisivos onde se debate futebol (e suponho que haverá na rádio também). Tanto na tv como nos jornais se fala em demasia de futebol e dentro deste nas tácticas que cada equipa utilizou em cada jogo. Mas será o futebol nacional o melhor exemplo para se falar em tácticas de jogo? A minha opinião é que não. No futebol (de 11) português não se vêem grandes tácticas. Ás vezes em jogos que se vêem na tv é bola para a frente e pouco mais. E mesmo em aspectos tão básicos se vêem enormes lacunas. Atenção, não falo apenas em sistemas de jogo (4-4-2; 3-5-2; 4-3-3; etc). Há pormenores, como marcações, desmarcações, linhas de passe, a própria forma como se avança no terreno de jogo deixa muito a desejar. Eu acho (e desculpa a frontalidade) que em grande parte se deve...à falta de inteligência dos jogadores e não dos treinadores, que até têm boa formação. Não é só com toques na bola e grandes fintas que se ganham os jogos.
(Este post foi só para desabafar um bocadinho...)
Agora imaginem como seria a imprensa portuguesa se em Portugal houvesse futebol americano (já há Rugdy e com um óptimo nível [jogadores inteligentes...]).
Agora sem me "baterem" muito podem dizer o que vos vai na alma :)

4 comments:

Cristina said...

No outro dia, na RTP, o programa do Provedor do Telespectador foi sobre a atenção que se dá ao futebol. Bom, antes de mais, discordo da ideia de que apenas se fala dos três grandes: há programas de reportagens escrita e televisiva sobre clubes de menor dimensão, há a Liga dos Últimos, há a Linha Avançada (creio que na Antena 3) que dá destaca a particularidades do futebol mais escondido.

Por outro lado, acho que, cada vez mais, se tem vindo a falar de outras modalidades e do trabalho desenvolvido por várias equipas. O ano passado, por exemplo, foi um exemplo claro da importância que se deu ao andebol. Sim, é verdade que se deveu ao facto de o Benfica estar na luta pelo título, mas nem por isso se deixou de falar e transmitir jogos de outras equipas.

Todos os fins-de-semana, a SIC transmite um jogo de futebol, durante o qual fala de tácticas. Apostou nisso para cativar telespectadores e é possível aprendermos muito sobre o jogo. Os comentadores são duvidosos, mas sabem a parte teórica e transmitem-na. Também a Sporttv tem apostado cada vez mais nas modalidades. Os comentadores transmitem ideias fundamentais do jogo, mas, simultaneamente, essas transmissões também incentivam o telespectador a interessar-se mais e procurar saber mais sobre a modalidade.

Por último, a Sporttv tem um programa, cujo nome não me relembro, para o qual normalmente convida um técnico para debater as questões mais tácticas e técnicas de determinados jogos. É uma visão nova de algo que já tem anos e anos... Posso-te dizer que o meu namorado, enquanto psicólogo desportivo, é completamente viciado.

Sejas bem reaparecido :) (sorry o testamento)

Cristina said...

A SIC transmite jogos de futsal, enganei-me.

Daniel Santos said...

Olá cristina.Qual testamento? :o) Pois, lá está, há imensos programas a falar de futebol (muito principalmente futebol) e acredito que haja muita gente que sabe do que está a falar. Mas o meu desabafo foi mais em relação aos jogadores. Saberão eles colocar em prática as ideias e tácticas dos treinadores? Terão os jogadores das principais ligas portuguesas visão e sentido de oportunidade para as colocar em prática no terreno de jogo durante o decorrer do jogo? E é aqui que eu acho que não.
Bem, e pelo que vejo, és adepta de desporto :o) Muito bem.

Cristina said...

Eu acho que os nossos jogadores têm capacidade para perceber as tácticas. Porém, os treinadores não são muito dados a inovações e isso prejudica o jogo. Quando alguém se aventura e as coisas correm mal é um massacre na praça pública que não se admite. É verdade que os nossos jogadores, mas não só os nossos, são um pouco lentos de compreensão. Porém, isso é também um preconceito.

Eu lembro-me há uns anos quando o Adriaanse, por exemplo, tentou implementar a táctica dos três centrais. O porto perdeu vários jogos por causa disso e o treinador foi criticado. A verdade é que se se criaram espaços por causa dos 3 centrais, isso se deveu sobretudo ao facto de os jogadores em causa não saberem interpretar a táctica e não terem percebido as compensações que deviam fazer.

Adoro desporto...