Wednesday, January 30, 2008

Saudade... hoje pelos vistos é o dia da "Saudade".
"Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão."
in: wikipédia
Não sei se repararam na definição da wikipédia diz duas vezes que saudade vem do Latim, mas de uma das vezes da palavra: solitas e solitatis, e da segunda vez da palavra: solitáte :os Então mas afinal vem provém de qual palavra do Latim? Ou é das três? Ou ainda há mais e não me disseram?

3 comments:

Rute said...

obrigada :) estamos sempre a aprender...saudade é um sentimento que todos em algumas alturas da vida sentimos e não sabiamos de onde vinha a palavra :)

Daniel Santos said...

É mesmo. Eu acho que todos os dias sinto saudades de qualquer coisa. Aquela que se repete mais vezes é a saudade da minha infância. foi muiiiito fixe ;o)

Paulete said...

Gosto da palavra saudade:)