Monday, December 3, 2007

Porque têm os mealheiros a forma de um porco?

Como acontece com muitas coisas, foi devido a um mal entendido na Inglaterra no Séc. XVIII, que os mealheiros ganharam a forma de um porco (agora já há de tudo).
Nesse tempo as pessoas tinham por hábito guardar as moedas em potes feitos com uma argila (ou uma espécie de barro laranja) chamada pygg.
Um certo dia, um oleiro recebeu uma encomenda de algumas peças neste material e terá percebido que o cliente queria que todas tivessem a forma de pig (porco). E foi assim que "nasceram" os famosos porquinhos mealheiros, que trezentos anos depois continuam por aí nas lojas dos "trezentos" e dos chineses.
Nunca duravam muito tempo, pois o pessoal precisava dos trocos logo no dia a seguir.

10 comments:

Célia said...

Epá, nunca tinha pensado em tal coisa! Obrigado por partilhares connosco a origem dos porquinhos-mealheiro :)

Daniel Santos said...

De nada canochinha :o)

Paulo said...

Não sabia! História engraçada. Eu também gosto de saber as origens das coisas :)

Daniel Santos said...

Eu também paulo. Principalmente quando são de coisas que tantas vezes passam despercebidas, ou que raramente perguntamos "o porquê?" :o)

Daniella said...

Já aprendi mais uma coisa! …
Por acaso dava jeito ter um porquinho cheio de moedas (mas não das pretas…). Eu até podia ir ao BES tentar abrir uma conta “BES Júnior”, para ganhar um “porquinho mealheiro” mas já não tenho idade para isso!...lol…

Daniel Santos said...

Olá daniella. Pois, eles agora no BES dão o tal porquinho mealheiro. O pior é que o dinheiro depois não para o porquinho...

Rute said...

não fazia ideia, obrigada

eu não tenho um porquinho desses

Jorge P. Guedes said...

Boa, gostei!

Daniel Santos said...

Eu tenho :o) Mas acho que está vazio :o(

Ana said...

Não sabia :) Eu cá tenho uns quantos..aliás em forma de porco tenho uma data de coisas :P