Tuesday, June 26, 2007

Empresário na "hora"

Desde ontem que sou, entre outras coisas, Empresário! Hmmm, estranho... mas sinto-me na mesma... não há super poderes? Dinheiro a nascer em algum sitio cá em casa? O carro não se transformava numa super máquina? Bem, vou ter de ler o livro de instruções ;o)
Ontem fui, para ser mais rápido à: Empresa na hora! Mas na verdade o nome não deveria ser aquele. Talvez: Empresa numa manhã + hora de almoço ou qualquer coisa do género.
Não, agora sem brincadeiras. A ideia de empresa na hora está muito bem conseguida, mas o serviço não funcionará bem (nunca!) se continuarem a ter pessoas com idade para ser minhas avós, que mexem num computador com medo de este lhes fazer mal, que utilizam um dedo para colocar as maiúsculas (que nunca sai do sítio) e o outro anda atrás das letrinhas... Foi deveras agonizante assistir àquilo :oS O que também me chateia e chateou ontem, foi que apenas um funcionário estava a tratar da "empresa na hora" quando havia outro computador livre e quando de vez em vez, lá vinham outras "criaturas" lá da parte de dentro ver o trabalho da outra no pc. Depois cada uma mandava o seu bitaite. E por que é que nenhuma ocupava o outro lugar no pc? Porque segundo disse uma outra funcionária que lá estava, apenas a minha avó...(ai desculpem, não é minha avó, apenas tinha idade para isso) tinha habilitações para estar nos Pc's da"empresa na hora"...Habilitações??? Mas quais?? Conseguir manter um dedo pronto e sempre disponível no mesmo sitio para carregar no Shift?? Enfim, um cenário triste para quem gostaria de ver as coisas SIMPLES (porque é isso que elas são) trabalharem bem.
Para ajudar o meu martírio havia ainda uma médica por ali, que vinha sempre dar as últimas ordens. De vez em quando lá dizia a "avozinha": "Deixem-me só levar isto à Sra Doutora"...; " a Sra Doutora isto"; "a Sra Doutora aquilo"; "Oh Sra Doutora..." E lá andava uma tipa (desculpem: "médica da conservatória do registo comercial e predial"...Mais conhecida por Doutora!) quase da minha idade, de um lado para o outro com um ar muito arrogante e a pobre da avozinha a tratá-la como se fosse uma Deusa...só faltava pegá-la ao colo para não cansar os pezinhos...
Bem, no final disto tudo e passada a manhã em tão agonizante sitio, lá me fui embora, mas desta vez saí de lá empresário. (Mas acreditem, continuo na mesma, serei sempre o Phantom para os meus e-friends)
Agora quanto ao empresário de sucesso? Vou continuar a sonhar alto e a "lutar" todos os dias para que isso aconteça ;o) Pois parado continuarão a ser apenas sonhos....

17 comments:

Paulete said...

Já não vinha ler nada aqui há algum tempo, mas este post está óptimo.

Primeiro, a confirmação dos octogenários que não sabem mexer em computadores, estarem à frente dos departamentos mais tecnológicos.

Segundo, os doutores e doutoras que pululam à volta mas que nunca se chegam ao trabalho à séria lol.

Terceiro, confirma-se, ser empresário não nos altera geneticamente, continuamos “humanos banais” lol

Miss Alcor said...

Boa Phantom!
Parabéns senhor empresário!
Agora é que vai ser! ;)

Desejo-te muita sorte para o novo negócio e muitas felicidades!

Quanto às avozinhas nas repartições públicas... nem comento!

Daniel Santos said...

Olá paulete. Senti saudades tuas por estes lados :o) És sempre bem vinda!
Gostei do teu comentário :o)

Daniel Santos said...

Obrigado Miss :o)
Sim as avozinhas nas repartições públicas davam um belo post...lol

Célia said...

Olá, senhor empresário :))

A questão de ter pessoas mais velhas a fazer este tipo de coisas é muito complicada. Penso que se devem dar oportunidades às pessoas menos novas para aprender e trabalhar... Mas também se deve ter o cuidado de as colocar onde elas rendem mais... O que não me pareceu o caso:)

Daniel Santos said...

Olá Canochinha. Talvez tenha parecido um pouco rude a falar assim da funcionária mais velha. Mas naquele caso, e há outros semelhantes por tantos sítios, deveriam, ou dar muita formação para aquilo que devem fazer, pois as coisas evoluem, logo elas também têm de "evoluir". Ou então deixar de lado essas mariquices de "habilitações" para estar ali, porque tinha tudo menos isso e ou dar a vez a quem já tenha formação ou passar para outro serviço, onde a experiência tenha mais peso para um melhor desempenho no serviço. Agora estar ali a fazer perder tempo e paciência a tanta gente que tem mais que fazer! Assim não vamos longe. E quanto à médica...A ver se de uma vez por todas os portugueses metem na cabeça que essas distinções não os põem "acima" de ninguém!

papoilita coquelicot said...

Boas Sr. Dr. Empresário!!
hihihi

Release me said...

Desejo-te muita sorte nesta nova fase da tua vida!!

E parece que viveste mais um filme numa repartição pública,quem diria:))

astuto said...

Isso é assim. Eu prefiro nem faltar ao trabalho (e até era agradável!) para tratar de assuntos nas repartições públicas, porque me incomoda tanta azelhice... Fica-se a saber o porquê do país não andar para a frente.

Boa sorte, senhor empresário!!

Cumps!

Rute said...

Boa sorte :)
As boas pessoas nunca mudam por se tornarem empresárias ou doutoras, ou que quer que seja;)

Quanto às milhares de avozinhas que ainda trabalham nesses sitios, coitadas não têm a culpa agora as reformas são dadas cada vez mais tarde...e as empresas em vez de lhes darem bons cursos dão-os ao despaxe;) e nós é que as aturamos lol

bjokas e mais 1 vez Boa sorte:)

Cristina said...

Parabéns, sr. empresário. Mas és empresário mesmo ou alteraste qq coisinha para o seres, tipo o nosso primeiro-ministro? lol

Isto na teoria é muito bonito, mas na prática as coisas não são nada assim. A hora de cada um dos indivíduos é muito relativa lol

De que vais agora tratar, sr.empresário? ;) FORÇA para o negócio (espero que prospere)

Paulo said...

Típica repartição pública portuguesa.. funcionários caquéticos (aka burros a olhar para um palácio) de enervar qualquer um...

E parabéns Sr. empresrário... acho :)

Boa sorte!

Jorge P. Guedes said...

Então tornas-te assim colega do belmiro e nem dizes nada á malta?

e empresarias o quê? deixa-me tentar adivinhar: Um ginásio em Trancoso!
Não? Então? Olha que em Lisn«bao já há muitos...

Seja o que for, onde for, as maiores felicidades é o que te desejo.
Vivemos num país onde temos que "fuçar" se nos quisermos "safar".

Um grande abraço e quando lá voltares, leva uns docinhos às vovós e um pirolito à SENHORA DOUTORA!...

Ana said...

Boa sorte :)
Tenho a certeza que não serás um empresário "fantasma"..mas sim de sucesso - pelo menos torcemos por isso!!!

Jade said...

De alguém que tem a mesma experiencia: os lucros levam tempo a chegar...se assim não for amigo, algo está errado...Mas eles vêm, confiança e preseverança e sobretudo muita organização e visão para o futuro...LOL LOL. De repente até parecia uma gestora a falar. LOL LOL Um beijo e boa sorte

DoceAroma said...

Oh meu amigo (desculpe tratá-lo assim) seja bem vindo ao maravilhoso mundo da Administração Pública!! Não é só a empresa na hora q não funciona... o termo funcionário público diz-lhe alguma coisa??? Espero sinceramente que da próxima vez tenha mais sorte.... olhe que ter computador já é um luxo fruto do maravilhoso "choque tecnológico" fique desde já sabendo que "habilitações" na AP significa "a mim não me apetece" ou seja quando não me apetece trabalhar diz-se qq coisa do género: não estou habilitado a responder, fazer etc....
Ai tem o maravilhoso mundo do SIMPLEX!!!!(sistema de desborocratização da Adm. Pub.)

Daniel Santos said...

A todos um muito obrigado pelos desejos de boa sorte e pelo incentivo. Já agora e respondendo a algumas pessoas :) A minha empresa tem a ver com Actividades Desportivas.
Quanto à função pública...ui já a conheço há uns anitos e sei como funciona...
Enfim, nem tudo podem ser rosas. E se fosse, elas também têm espinhos ;o)
Abraço a todos.