Wednesday, March 7, 2007

Ai ministra, ministra...

...se te dessem era com a pasta da Educação na tromb_(não vou dizer a última letra, parece mal) isso é que era bom e os professores ficariam realmente contentes!!
Apenas um exemplo para o meu descontentamento:
Até agora, havia um concurso de professores, que "nos deixava" em determinada posição numa lista de graduação. Esta lista era elaborada tendo em conta: A graduação final de curso; o tempo de serviço e ainda pela idade (para casos de "desempate"). Era uma lista fiável e justa. Os professores (contratados, por exemplo) eram colocados por ordem, seguindo a graduação dessa lista, o que acho mais que justo. E as escolas em caso de necessidade de substitiuções de professores, tinham apenas de fazer o pedido para um novo professor de substituição e na semana seguinte lá estaria ele.
Este era, dos modelos de contratação que conheci, o melhorzinho.
Mas como e desde que este governo entrou para o poder, a Lurditas, que só faz merd_ (também não acabo a palavra...), resolveu alterar este modelo de contratação...
Então, a partir de agora, deram possibilidade às escolas de fazer critérios de selecção para os professores a contratar (que bonito...Factor C, de cunha por exemplo, a funcionar) Ou seja, já não se recorre à bem elaborada lista de graduação. Então, agora se uma escola, a meio do ano lectivo precisar de substituir uma professora, por motivos de gravidez por exemplo, terá de, através de meios de comunicação (jornais) abrir a vaga ao público, indicando o tipo de vaga e os critérios de selecção. Depois, terá de analisar os mais de 400 candidatos que se candaditarão e só depois disso é que será colocado o professor... Ou seja, enquanto antes era tudo fiável, rápido, sem custos e sem perdas de tempo em selecções, agora temos: colocações sempre duvidosas! que demoram imenso tempo! que dão custos às escolas devido às publicações nos jornais das vagas! e ainda fazem perder tempo aos orgãos de gestão das escolas (que já não têm assim tão pouco para fazer) para analisarem centenas de candidaturas!!!
Enfim, é o Portugal de merd_ que temos, o governo de treta que foi eleito e que só sabe fazer asneiras atrás de asneiras...
Desculpem lá, mas tinha que desabafar um pouquinho ;o)

8 comments:

Noquinhas said...

Tens uma das profissões mais bonitas. :)

Daniel Santos said...

Eu também pensava isso quando me meti nisto. Agora que já lá estou, vejo que a realidade é outra.
Mas nem todos os dias são "negros", há dias em que saio da escola bastante contente.

Paulo said...

Por acaso não é a Esc. Sec. Pedro Nunes, pois não? (se não quizéres dizer, eu entendo...)

Daniel Santos said...

ehehe, não, não é essa paulo. Mas eu não digo que a culpa seja da escola, é do "sistema" em si. Mas D. Pedro Nunes, não me é estranha, onde fica?

Paulo said...

Fica na Av. Álvares Cabral em Lisboa (Largo dos Prazeres). A minha mulher trabalha lá, por isso é que perguntei ;)

Miss Alcor said...

Olha, tive de pensar um bocadinho antes de te responder...
O confronto com a realidade que nos rodeia é muitas vezes triste e desesperante. E ainda é pior quando não está nas nossas mãos alterar as coisas!

Infelizmente as decisões governamentais (daqueles que se sentam lá no alto e nunca pedem opinião para mudar as regras!) nem sempre são as melhores. Ainda temos de crescer muito em termos de democracia...até lá, só nos resta encontrar consolo nos pequenos prazeres da vida, e neles encontrar força para continuar em frente.

Força!

Célia said...

Phantom, não desanimes!
Eu trabalho numa empresa pública onde as situações de cunha são constantes! E depois dizem que não querem meter ninguém no quadro porque não querem aumentar os custos com os efectivos... Grande lata! E nós, o que podemos fazer? Apenas aguardar melhores dias com pensamente positivo.

Padeiro de Serviço said...

Pois é meu caro amigo, como eu te compreendo! Este "desgoverno" todos os dias trabalha para estragar situações que estão menos mal e piorar ainda mais as que já estão mesmo mal.

Os portugueses conseguem ver isso...e a maior parte fala mal dos governantes, mas o mais engraçado é que nas próximas eleições vão votar nos mesmos...