Wednesday, January 31, 2007

Vai-te embora ó soluço!


Já há muito tempo que não me acontecia. Anteontem depois de jantar, e mesmo depois de beber o último trago de água... comecei a soluçar! Soluços com um espaçamento de +/- 10 segundos. Mas o pior de tudo é que estive quase uma hora a soluçar!
Tentei alguns “truques”: deixar de respirar até começar a ficar roxo...; voltei a beber água... mas nada resultou, apenas o tempo (quase uma hora!!).
Pois, fui ver porque razão isto acontece. E então:
“O soluço é um espasmo repentino e involuntário do diafragma”
“O soluço tem uma série de causas, inclusive indigestão e ingestão rápida de alimentos.”
“É que, quando o alimento é ingerido muito rápido ou em demasia, pode acontecer que a pessoa absorva um pouco de ar. E é esse "pacote" alimento/ar o principal responsável pelo soluço, porque o ar tem de sair de alguma forma, e sai como soluço.”

Bem, e com isto tudo tentei encontrar novas soluções para fazer parar os soluços, quando estes voltarem a acontecer:
· “Forçar um arroto - Se o soluço for ocasionado por excesso de ar, o arroto deve resolver o problema
· Respirar num saco de papel por alguns minutos
· Efectuar gargarejos com água fria (e não gelada)
· Beber alguns goles de água fria (não gelada)
· Peça ajuda de algum familiar para lhe tampar completamente os ouvidos enquando você bebe um copo de água fria e sustem a respiração
(bem, fazer isto tudo ao mesmo tempo deve se complicado ehehe)
· Permaneça por algum tempo deitado de bruços. Esta posição faz com que a respiração se torne mais intensa forçando o diafragma a voltar a funcionar normalmente
· Suster a respiração por alguns (poucos) minutos “
(Minutos?!?!?!)
Bem, mas também encontrei algumas crenças para curar os soluços...No que as pessoas acreditam... Só visto: http://solucosdiarios.vilabol.uol.com.br/index.htm

Tuesday, January 30, 2007

Vamos à neve...ou nem por isso?

Pois é, o frio intenso que se fazia e faz sentir, ameaçava neve. Depois de até ter nevado em Lisboa, o que se está a tornar algo normal :o), também já nevou na Serra da Estrela!
Mas, e como também era de prever, pois todos os santos anos é a mesma coisa, os acessos à torre ficaram inacessiveis. Dizem, que apenas por 15 horas (de certeza o tempo que a neve demorou a derreter nas estradas...) e depois disso os limpa-neves fizeram o seu trabalho...
Não sei como é possível que todos os anos isto aconteça. Será assim tão caro comprar mais um ou dois limpa-neves? Será que os interessados (Instituto de turismo de Portugal e seus "sócios"; entidades que beneficiam com o turismo na Serra da Estrela - hotéis, empresas desportivas, etc...) não fazem nada para que este problema deixe de acontecer??

Todos os anos se ouvem as mesmas histórias:
- "Viemos de Lisboa (ou outro sitio qualquer), mas o acesso à Torre estava cortado, tivemos de ficar por aqui..."
É por estas e por outras que não vou à serra quando tem neve. Prefiro juntar mais uns trocos e ir até Andorra. Pelo menos lá, em todos os anos que tenho ido, nunca encontrei nenhuma estrada fechada. Faço esqui à vontade, perco-me pela imensidade das pistas e regresso felicíssimo.
É o turismo em Portugal no seu melhor...

Monday, January 29, 2007

De volta...

Estou de volta. Tive um "fim de semana" em grande, ou pelo menos, grande...

Nestes dias que estive "fora" o que mais me preocupou foi mesmo saber que teria de regressar ao trânsito... xii, detesto o trânsito de Lisboa e afins.

E como está claro, os meus receios tornaram-se realidade. Saí de casa à hora do costume (+/- 50 minutos antes de começar o trabalhinho), mas... cheguei 25 min atrasado! Tudo por causa do maldito trânsito!!

Saturday, January 20, 2007

Reposição de energias...



Este fim de semana vou ausentar-me... pelo que não colocarei qualquer post no Blogpratitambem ou no padeirices.


Desejo a todos um óptimo fim de semana.

Friday, January 19, 2007

Halos Solares

Ontem numa visita a um blog, encontrei algumas imagens e informações a respeito de auroras, que são fenómenos luminosos que ocorrem na alta atmosfera como consequência da emissão de energia solar electromagnética.
Então lembrei-me de um fenómeno que vi há muitos anos atrás, por sinal também bonito. Tem o nome de Halo, Halo Solar, que como a própria definição diz, são círculos luminosos que se observam às vezes no disco do Sol e dos planetas.


A sua formação ocorre quando o sol (ou outros planetas) experimentam um fenómeno de refracção por parte de cristais de gelo em suspensão na Troposfera.

Temos que olhar, com os devidos cuidados, mais vezes para o Sol, porque além de ser o responsável máximo pela vida no nosso planeta, oferece-nos também alguns fenómenos bem bonitos (como estes).

Este parece um arco-íris ao contrário :o)

Thursday, January 18, 2007

Em branco

Não, não vou votar em branco. Apenas estou em branco, não tenho novidades.
Hoje foi apenas casa - trabalho, trabalho - casa. E não pensem que foi pouco, pois ainda foram uns 90 Kms no total!!
É verdade, farto-me de pôr kms no carro... hmm, talvez por isso, anteontem inconscientemente tentei mudar de carro...

Wednesday, January 17, 2007

Distracções

Ontem aconteceu-me algo, engraçado agora, mas embaraçoso na altura...
Tive de ir ao Cacém entregar umas coisas numa escola. Como não sabia onde era a escola, parei o carro, andei um pouco e quando encontrei uma pessoa perguntei onde era. (Até aqui tudo bem)
Já com as indicações (um tanto ou quanto confusas) voltei para o carro. Cheguei perto do carro (estacionado numa rua bem movimentada, gente dentro das lojas e café em frente) e com estilo, clic! pressionei o comando para abri-lo...nada...Junto à porta, clic outra vez...nada...já incomodado, afasto-me um pouco do carro...
"- Xiii, mº+€$, este carro não é meu!!"
Pois...acontece. O meu estava mais à frente, a ver-me fazer figurinha...

Tuesday, January 16, 2007

O que há de bom?

Não que eu duvide que existam “coisas” em Portugal que ainda funcionem bem. Mas como estou a ficar muito esquecido (deve ser da idade...), gostaria de propor aos visitantes do Blogpratitambém, que deixassem aqui o testemunho de como ainda há coisas que funcionam bem (instituições, serviços... o que vos ocorrer). Porque para dizer a verdade estou a deixar de acreditar neste país...(se é que não deixei já).

Monday, January 15, 2007

Dakar - Um mundo de surpresas...

Olhem, olhem, quem diria... No meio do deserto encontra-se aquilo que realmente se precisa!
Estou a falar de um episódio engraçado do Dakar. Um dos “nossos” pilotos portugueses a meio da prova teve um problema com a bateria. Solução: Precisava mesmo de uma bateria nova! Como é costume na prova do Dakar (não sei muito bem como) havia por perto espectadores locais (locais?? Aquilo é tudo deserto!!), e numa simples e inocente pergunta (às tantas até irónica).
“- Por acaso não têm uma bateria? Bateria para o carro?”
“- Bateria? Sim claro!” Respondeu o mauritano...
Pode não meter piada agora, mas se viram esta cena nas reportagens, foi mesmo de rir. O “mauritano”, respondeu como se fosse a coisa mais simples do mundo:
- Bateria? Claro que temos bateria para o carro, é só um pouco que já lha trago. Ehehe
Bem, apenas um episódio engraçado que me lembrei de contar. Imagino que também já saibam que o Carlos Sousa, há uns dias atrás perdeu o co-piloto (ou navegador) no deserto... Foi uma cena gira também. Depois se não souberem digam que eu conto.

Saturday, January 13, 2007

O sempre tão desejado...Fim de Semana

Sol quanto baste, tempo ameno, pouco vento... tudo a favor para um Bom Fim de Semana .
Bom fim de semana a todos os bloguistas!

Friday, January 12, 2007

De pequenino...

Hoje vou contar-vos uma história (verídica) que se passou numa escola, em Lisboa, no ano lectivo passado.
Como é frequente nos infantários ou nas escolas do 1º Ciclo (escolas primárias) alguns alunos quando fazem anos, recebem dos pais um bolo para festejarem o aniversário junto dos amigos na escola.
Os bolos costumam ser guardados até à hora do lanche e depois faz-se então a pequenina festa, que deixa qualquer aniversariante e convidados super contentes.
O que não é normal, é os professores abrirem a caixa, senão no momento da festa, já junto das crianças...Mas felizmente isso aconteceu!
Ao abrirem a caixa, depararam-se com um daqueles bolos que trazem uma imagem como cobertura...mas não era uma imagem qualquer! Ora pensem...para uma criança da pré, que ia fazer 5 anos, que tipo de imagem será a indicada? Noddy? Bob, o construtor? Sim talvez...mas isso era antigamente!! É que a imagem não era mais nem menos do que uma “gaja” toda nua, com as pernas todas abertas, com uma mão a tapar uma mamona e a outra a tentar tapar a “dita cuja”...é verdade!! Imaginem como ficaram os professores e educadores quando viram aquilo.
Bem, mas não atribuíram logo as culpas aos pais, claro que não. –“Talvez alguém o tivesse trocado na pastelaria por engano”, disseram alguns.
Bem, o certo é que as crianças comeram o bolo...sem imagem.
Quanto ao verdadeiro motivo daquela imagem no bolo? Depois de telefonarem à mãe do miúdo, esta explicou que tinha ido com ele à pastelaria, e que tinha sido aquela que ele mais tinha gostado, então... vai essa mesmo!
Sim Sra. isto anda bonito, anda...

Thursday, January 11, 2007

Verdadeiros campeões...

Às vezes ponho-me a pensar, e não entendo como é que não temos nenhum piloto no Campeonato de MotoGP (Moto Grand Prix)...
O que seria do Nicky Hayden, Valentino Rossi, Loris Capirossi ou Marco Melandri, se na competição estivessem pilotos portugueses. É verdade, não estou a brincar! Deve ser certamente devido à falta de patrocínios... É que quase todos os dias, quando vou ou venho do trabalho, seja na CREL, CRIL, 2ª Circular ou IC19 (sim, tenho que passar por aqui...urgh) passam por mim verdadeiros campeões!
Hoje ia eu no IC19, na recta dos Comandos da Amadora, mais ou menos a 110 km/h (se a policia vir isto eu nego tudo!!), passou um tipo de mota por mim, sem exageros a mais de 140 km/h, ultrapassou-me pela direita e ainda fez um super cavalinho (roda da frente no ar), sim super, porque àquela velocidade, só mesmo um verdadeiro tuga campeão...e andou mais de 100 metros em cavalinho...desculpem, Super cavalinho!
Não entendo, afinal porque é que ninguém patrocina o tipo?? É que numa estrada como o IC19, cheia de trânsito, a mais de 140 km/h, em cavalinho (super cavalinho), supostamente com tudo controlado, sabendo que não vai causar acidentes e que nem ele próprio vai cair, é obra.
Agora a sério. Depois admiram-se com tantos acidentes por aí! Haja juízo! Gosto muito de motas, mas detesto ver pessoal de carro, mota ou triciclo a pôr em risco a segurança, principalmente dos outros. Se se querem armar em Nicky’s ou Rossi’s, aluguem o Circuito (ou autódromo) do Estoril e vão descarregar a adrenalina para lá.

Quem muito dorme...

Wednesday, January 10, 2007

História do dia - Uma carica e tanto

Vou contar-vos, hoje, a história desta carica. Não é uma carica qualquer. Desde que nascera que sabia que estava reservada para altos destinos. Descendia da lata, pois descendia, mas à lata não voltaria.
Amoldada, como milhares das suas irmãs, à boca de uma garrafa, foi à vida com a garrafa a que a juntaram.
Um dia, uma pressão - tche!
E rua, chão... Chão com a carica que já não serve para nada.
Quem disse que já não serve para nada? Agora é que ela ia começar a viver. Que aventura!
Primeiro, foi moeda de troca. "Dou-te uma carica destas. Dá-me duas das outras."
Andou por várias colecções, conheceu muitos bolsos, muitas mãos...
Sentiu-se moeda de peso, das fortes, das que não se desvalorizam, libra, dobrão de ouro ou mais ainda.
Depois, conheceu o entusiasmo das corridas, na beira dos passeios. Ganhou provas, fez-se notar. Bastava um piparote e lá ia ela, a carica motorizada, a caminho da vitória.
Mas o melhor da festa, o seu dia de glória, foi quando medalhou o peito de um "general" de brincar por casa. Nesse dia, sentiu-se a estrela mais brilhante da constelação das caricas.
Se lhe perguntassem, então:
- Carica, quanto vales?
Ela responderia:
- Tanto ou mais do que peso.
A minha fortuna está no que sirvo. Entrei em muitas corridas, participei em muitas colecções, viajei muito, conheci imensa gente. Não tenho preço. Fui moeda, peso, monóculo, prato, chávena, pires, taça, medalha, automóvel...
Para ser isto tudo e mais ainda, hás-de concordar que é preciso ter muita lata.
( António Torrado)
Tal como a carica, também nós devemos ver sempre o lado bom das coisas, mesmo que estejam escondidas nas coisas más.

Chuvinha

Hoje foi dia de descanço...dia livre como nós lhe chamamos. No fundo é apenas um dia sem componente lectiva. Sabe bem. Dá para recuperar energias, colocar os trabalhos em dia, preparar novos trabalhos...enfim, muita coisa.
Mas hoje soube particularmente bem, é que lá fora, além do frio, chovia!
Assim, como não tive de sair à rua com guarda chuva, andar de carro pelas estradas molhadas com cuidados redobrados, a evitar filas de trânsito devido aos normais acidentes que multiplicam sempre que chove...pude ficar em casa, quentinho, a ouvir a chuva cair. Que bom.
Agora só espero que amanhã não chova, é dia de trabalho outra vez...

Tuesday, January 9, 2007

Quem é ele?

Hugh Laurie, ou melhor: James Hugh Callum Laurie o nosso tão conhecido Dr. House. Sem dúvida uma grande série, que tem como grande trunfo, as características únicas do Dr. House.
Hugh, nasceu a 11 de Junho de 1959 em Oxford. Estudou numa famosa escola Preparatória (Dragon School) e mais tarde na secundária de Eton (uma escola popular para a família real...mas pública).
Huhg Laurie, já nos proporcionou outros bons momentos, que nem todos se lembrarão, ou outros talvez nunca se tenham apercebido dele (talvez por ser um pouco mais jovem).
Para os mais esquecidos ou distraídos aqui ficam os exemplos de boas comédias com a participação do Sr. Hugh:

A Bit of Fry and Laurie (1986)


Na interpretação de Wooster, na série Jeeves and Wooster (1990 – 1993)


Na tão conhecida comédia da Britcom, The Blackadder, na companhia do famoso (entre outros) Rowan Atkinson, mais conhecido como Mr Bean.


E agora a série do momento, Dr. House



Sunday, January 7, 2007

Adubo no Sahara?

O que têm em comum a Floresta Amazónica, com toda a sua imagem de vida e biodiversidade, e o deserto do Sahara, talvez o mais bem acabado retrato terrestre de uma região inóspita e da ausência de vida?
Analisando dados do satélite MODIS, da NASA, os cientistas descobriram que o deserto do Sahara é a maior fonte de uma espécie de "adubo" que mantém a Amazónia viva. A areia de uma região específica do Sahara, chamada Depressão Bodélé, localizada no Chade, é a grande responsável pelo resuprimento dos nutrientes e minerais no solo de toda a região da floresta amazónica.
"A Bodélé é conhecida como a maior fonte de poeira do mundo, mas até agora ninguém tinha uma idéia de quanta poeira ela emitia e que porção chegava até a Amazónia. Utilizando dados de satélite, nós calculamos que ela fornece uma média de 700 mil toneladas de poeira a cada dia (...). Ela é mais activa durante o inverno e a primavera, ao contrário da maioria das outras áreas do Sahara que emitem poeira. Isto deve-se à alteração sazonal nos ventos superficiais do Sahara," explica o Dr. Ilan Koren.
A Depressão Bodélé tem apenas 0,5% da área da Amazónia, mas contribui anualmente com cerca de metade da poeira necessária para reabastecer o solo da floresta com nutrientes. Os nutrientes chegam até o solo principalmente pela acção das chuvas, que dissolvem a poeira trazida pelo vento e liberam os minerais que serão assimilados pelas plantas da floresta.
in - Inovação Tecnologica
Quem diria heim :-)

Saturday, January 6, 2007

Patinagem artistica??